Geriatria

Geriatria

Caraterísticas do Curso

Detalhes do Curso

O conceito de saúde e de medicina comunitária para as pessoas mais idosas tornou-se uma referência para a OMS na Europa e no Mundo. A humanização dos cuidados, a promoção dos direitos das pessoas mais velhas, os cuidados antecipados e continuados, a prevenção do abandono terapêutico, de maus tratos, da subnutrição, do isolamento social e do sedentarismo tornaram-se as bases de programas de promoção da saúde e de “Bem Envelhecer”.

O médico que se preocupa com o doente idoso tem que ser capaz de diferenciar o envelhecimento normal do envelhecimento anormal e reconhecer as apresentações atípicas das doenças mais frequentes nesta faixa etária. Da mesma forma, deve ser capaz de reconhecer as síndromes geriátricos e as diferenças na história natural e nos tratamentos preferenciais das doenças específicas do doente idoso.

Regime de frequência:

Os estudantes têm a possibilidade de optar por dois regimes de frequência: o regime Presencial e o regime à Distância. Ambos os regimes possibilitam aos estudantes o acesso às aulas através da combinação de 3 vias (presença em sala de aula, videoconferência e aula gravada) variando entre si na percentagem de acesso atribuída a cada uma destas modalidades.
  1. No regime presencial os estudantes devem frequentar no mínimo 75% das aulas presencialmente, em sala de aula. Em casos excecionais e devidamente justificados, os restantes 25% das aulas podem ser assistidos através de videoconferência e e/ou aula gravada.
  2. No regime à distância os estudantes devem frequentar no mínimo 75% das aulas através de videoconferência. Em casos excecionais e devidamente justificados, os restantes 25% das aulas podem ser assistidos em diferido através de aula gravada. A inscrição no regime à Distância encontra-se reservado aos estudantes que não apresentem condições para frequência no regime presencial.

Objetivos

Proporcionar os conhecimentos e competências necessários a uma boa prática da Geriatria, em particular no que se refere à prevenção das doenças mais frequentes neste estrato etário, seu rastreio ou reconhecimento precoce e tratamento adequado, através de uma formação multidisciplinar, ministrada por docentes de diversas áreas da saúde, gerontologia, ciências sociais e educação física.
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